Incentivos financeiros

Atualmente existem vários incentivos financeiros, como o Programa Casa Eficiente 2020, o IFRRU 2020 e o Fundo de Eficiência Energética, onde a demonstração do desempenho energético através da etiqueta CLASSE+ é um requisito obrigatório.

A etiqueta CLASSE+ permite assim que os proprietários de imóveis ou promotores de projetos tenham acesso a estes instrumentos, no que diz respeito às intervenções na envolvente envidraçada dos edifícios.


Programa Casa Eficiente 2020

Casa-Eficiente2020.jpgEste programa dirige-se a proprietários de frações de edifícios de habitação e conceder empréstimos, em condições bonificadas, para operações de melhoria do desempenho energético e hídrico dos edifícios.

Entre os requisitos aplicáveis, destacamos a exigência de as janelas a instalar apresentarem classe energética igual ou superior a “B” de acordo com a etiquetagem energética de janelas CLASSE+ e a instalação seja efetuada por um “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” credenciado pela CERTIF.

Assim, para proceder com a candidatura à substituição de janelas é necessário contactar uma empresa aderente CLASSE+ inscrita no diretório de empresas do programa e pedir orçamentos de janelas eficientes com etiqueta CLASSE+ a instalar por profissional credenciado.


Pode saber mais sobre o programa em https://casaeficiente2020.pt/ ou contacte a ADENE através do classemais@adene.pt.​


Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFFRU 2020)


IFRRU 2020.jpgO IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às do mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.​

Para efetivar a candidatura a este instrumento é necessário cumprir requisitos específicos de eficiência energética, conforme “Catálogo de Soluções Técnicas”​ do programa.

No caso das janelas, é necessário que as mesmas tenham:

      • ​​Etiqueta CLASSE+ com classificação “B” ou superior;​

      • ​​​​Instalação por técnico credenciado pela CERTIF como instalador de janelas eficientes CLASSE+.

Para mais informações sobre este instrumento financeiro consulte http://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/ ou contacte a ADENE por classemais@adene.pt.

 

Fundo de Eficiência Energética (FEE)


fee.jpgO FEE publica periodicamente Avisos para a disponibilização de incentivo a fundo perdido à melhoria da eficiência energética em edifícios, incluindo a substituição de janelas.

O Aviso 25 do FEE (que terminou a 13 de novembro de 2018) disponibilizou um incentivo não reembolsável no valor de 35 a 60% do valor do investimento (limitado a um máximo de 1500€) à substituição de janelas de vidro simples por janelas de classificação “A” ou superior pela etiqueta CLASSE+. O mérito das propostas foi majorado nas situações em que a obra fosse realizada por um “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” credenciado pela CERTIF.

No futuro estão previstos novos avisos. Saiba mais em www.pnaee.pt/avisos-fee​ 


​​​