Etiquetagem Energética de Janelas CLASSE+

 
Janelas no guia 10 soluções.JPG
As janelas são elementos críticos no conforto térmico de um edifício. As janelas são responsáveis não só por perdas de calor no inverno, mas também por ganhos de calor no vrão, revelando-se como um dos elementos chave e com elevado potencial de melhoria nas habitação e demais edifícios em Portugal.
 
Neste sentido é essencial comunicar ao proprietário não só o potencial de melhoria das suas janelas, mas também ajudá-lo a selecionar os produtos que respondem às suas necessidades e apresentam o melhor desempenho energético.
 
Esse aspeto é de particular relevância nas pequenas intervenções, reabilitações ou obras de melhoria realizadas em edifícios existentes. Para estas intervenções, dependentes do proprietário do imóvel que procura produtos eficientes, a etiquetagem será um importante instrumento para estimular essa procura.
 

Etiqueta CLASSE+ Janelas: valor e distinção
 
A etiqueta energética de janelas é, por isso, um instrumento de enorme valor e de fácil aceitação pelos consumidores, dotando-o de mais informação para além dos conceitos genéricos que hoje traduzem a perceção de janelas eficientes: “vidro duplo” e “corte térmico”.

Os consumidores querem cada vez mais transparência e informação simples e clara que os ajude numa decisão de investimento tão importante para a sua poupança e bem estar da família.
 
A etiqueta energética de janelas CLASSE+ veio responder a esta necessidade dos consumidores, ao mesmo tempo que oferece às empresas a possibilidade de classificar, distinguir e valorizar a sua oferta num mercado cada vez mais competitivo.

Para a sua empresa de janelas aderir ao CLASSE+ e passar a emitir etiquetas, consulte a área de registo.

 
Mudanças para uma nova etapa
 
A etiqueta energética de janelas surgiu em 2013, sob a designação SEEP (Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos), tendo sido renovada em 2018 para a atual designação de etiqueta de janelas CLASSE+.

Nesta renovação, a etiquetagem de janelas passou a funcionar num modelo mais dirigido ao consumidor, mais ágil e mais sustentável, com um forte envolvimento da indústria do setor das janelas.​
 
O CLASSE+ trouxe mudanças: mudou forma de emitir etiquetas (integrada com os softwares de negócio), mudou a marca (acaba a marca SEEP, surge a marca CLASSE+), mudou a etiqueta (mais clara e próxima do consumidor), mudou a forma de adesão (mediante a subscrição de planos anuais), entre outras coisas.

Com estas mudanças, a etiqueta energética de janelas CLASSE+ afirma-se como um padrão de mercado e uma referência para sistemas de incentivos e para regulamentos técnicos em Portugal.
 
elementos_site-05.png
Para saber mais sobre o que mudou com o CLASSE+, consulte as nossas perguntas & respostas (para empresas).
 


Janelas com vista para a poupança
 
Globalmente, as empresas aderentes beneficiam de uma estratégia comum de comunicação junto dos consumidores promovida centralmente pela ADENE, alicercada na etiqueta energética CLASSE+ enquanto elemento de referência para o mercado e sinónimo de confiança e credibilidade para os consumidores.Porta folhetos DL.JPG

O elemento central desta comunicação é a etiqueta CLASSE+ Janelas, cujo design foi revisto e atualizado para a tornar mais clara e percetível para o consumidor. Foi também criada a classe energética "A+", para permitir maior distinção entre produtos.

A nova etiqueta passará a ser emitida nos primeiros meses de 2018. Isso vem também facilitar o uso da etiqueta como instrumento de comunicação pelas empresas, na sua interação com os seus clientes.
 
Associado à etiqueta energética, serão amplamente comunicados os benefícios de poupança para os consumidores, bem como as melhorias de confortos térmico e acústico e a valorização do imóvel que janelas eficientes CLASSE+ podem proporcionar.
 
Ao comunicar o CLASSE+ Janelas, a ADENE irá incentivar os consumidores a implementar as oportunidades de eficiência energética relacionadas com os produtos etiquetados e assim potenciar um aumento do volume de negócios das empresas aderentes.
 

Como aderir?

elementos_site-03.png
A adesão das empresas ao CLASSE+ decorre agora num formato de subscrição de planos de adesão​. Para aderir, basta  preencher o formulário de registo disponível on-line para o efeito.

Após confirmação do pagamento do plano e validação da informação preenchida, serão atribuídas as credenciais de acesso para poder emitir etiquetas e poder usar a nova marca (se o plano a que aderiu o permitir).