Empresas de janelas

A ADENE atualizou o sistema de etiquetagem energética de produtos (SEEP) no início de 2018. Funciona agora com base num modelo diferente, com maior envolvimento e compromisso das empresas, e sob uma nova e distintiva marca: CLASSE+.

De momento, a etiquetagem CLASSE+ apenas se aplica a janelas, pelo que só empresas desse setor podem atuar: fabricantes de janelas, detentores de sistemas de caixilharia e produtores de vidro.

No caso das empresas que efetuam a revenda/instalação de janelas, para obterem as etiquetas energéticas devem consultar o fabricante de janelas (fornecedor) para que este adira ao CLASSE+ e proceda com a emissão de etiquetas.

Últimas vagas para o curso de “Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+"

Vantagens para as empresas

Vantagens Classe+ para as empresas​

Apenas as empresas aderentes ao CLASSE+ podem classificar e emitir a respetiva etiqueta de desempenho energético dos seus produtos, beneficiando assim de uma vantagem competitiva que lhe permite demonstrar a qualidade da sua oferta perante clientes cada vez mais preocupados com as questões ambientais e de poupança de energia.

Por outro lado, ser uma empresa CLASSE+ é sinónimo de confiança porque a ADENE implementa um sistema de verificação das etiquetas emitidas, confirmando o rigor de classificação atribuída. Caso a empresa opte por uma adesão que lhe permita o uso da marca, passa a beneficiar também da credibilidade associada à mesma, podendo usar a imagem do CLASSE+ na sua comunicação, por exemplo, no seu website, catálogo, folhetos, apresentações, etc.

Ao ser empresa aderente tem também acesso aos sistemas de incentivos financeiros disponíveis​, como o Programa Casa Eficiente 2020 e o IFRRU 2020 e o Fundo de Eficiência Energética, que exigem a apresentação da etiqueta CLASSE+ e que a instalação seja feita por profissionais CLASSE+ formados e credenciados.

Para mais informações consulte as nossas Perguntas e Respostas ou contacte-nos através do e-mail classemais@adene.pt

Planos de adesão

A adesão implica a subscrição de um plano que tem variantes adequadas às diferentes características e dimensão das empresas. Consulte os planos disponíveis, bem como a minuta de acordo usada para contratação de um plano com a ADENE.

Formação de Instaladores​

O curso de Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+ surge como uma oportunidade para os profissionais do setor reforçarem as suas competências, transmitindo-lhes conhecimentos teóricos e práticos fundamentais, úteis ao exercício da sua atividade.

Os técnicos formados vão contribuir para a qualidade das obras de instalação de janelas, assegurando que as soluções instaladas proporcionam aos consumidores os benefícios esperados em termos de redução de custos com energia e de melhoria das condições de conforto térmico e acústico.

Para se inscrever no curso de “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” aceda ao website da Academia ADENE.

Formação de Instaladores​​

No final do curso e após aprovação na avaliação efetuada, os participantes que tenham mais de 3 anos de experiência profissional na atividade podem requerer junto da entidade certificadora CERTIF – Associação para a Certificação, o reconhecimento como profissional “Instalador Janelas Eficientes CLASSE+”, com vista a integrar a respetiva bolsa de instaladores credenciados.

Se já completou a formação numa edição anterior do curso mas ainda não requereu o reconhecimento CERTIF, contacte-nos para apoio no processo.

Rede de Parceiros

A rede de parceiros CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE que reúne e promove o reconhecimento público de entidades empenhadas (para além das empresas do setor das janelas) em promover a eficiência energética nas suas atividades.

Qualquer entidade pública ou privada, independentemente da sua natureza ou dimensão, pode integrar a rede desde que possa dar um contributo efetivo e verificável para a promoção da eficiência energética no âmbito das suas atividades, especialmente através do uso ou do incentivo ao uso da etiquetagem energética de produtos.

Rede de Parceiros​

Entre as vantagens de ser membro da rede de parceiros CLASSE+ podemos destacar:

  • A utilização da marca “CLASSE+. A eficiência tem classe” como elemento distintivo e comprovativo do seu empenho na promoção da eficiência energética e sustentabilidade
  • Oportunidade para divulgação, nas atividades regulares de comunicação da ADENE, das ações realizadas pela entidade e enquanto exemplos de boa prática na eficiência energética
  • Apoio técnico na identificação e concretização das ações de promoção da eficiência energética propostas para manutenção da adesão
  • Descontos na inscrição em ações de formação específicas promovidas pela Academia ADENE

A adesão é gratuita e requer o compromisso dos membros da rede em realizar, pelo menos, duas ações concretas e verificáveis por ano que ajudem a promover a eficiência energética, particularmente através da etiqueta energética.

Para saber mais detalhes, consulte as nossas Perguntas & Respostas sobre a Rede de Parceiros CLASSE+.

Para aderir à Rede de Parceiros CLASSE+ basta contactar-nos.