Empresas Aderentes

A etiqueta energética CLASSE+ permite conhecer e comparar, de forma clara e simples, o desempenho energético de produtos, materiais e soluções, o primeiro dos quais são as janelas. Para saber mais sobre a etiquetagem CLASSE+, consulte a área “Conhecer”

Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ podem emitir essas etiquetas e, dessa forma, mostrar o desempenho energético dos seus produtos, dando-o a conhecer aos seus clientes e público em geral. Se é empresa do sector das janelas e pretende aderir, consulte a área “Participar”

Abaixo pode encontrar as empresas atualmente aderentes ao sistema CLASSE+, com destaque para aquelas de demonstram maior envolvimento com a marca.

CLASSE+ A EFICIÊNCIA TEM CLASSE

A listagem completa de aderentes é distinguida entre:

  • Detentores de sistemas, que fornecem os seus sistemas de caixilharia aos fabricantes de janelas
  • Produtores de vidro, que fornecem o vidro aos fabricantes de janelas
  • Fabricantes de janelas, que produzem as janelas propriamente ditas, fornecendo-as diretamente (normalmente incluído a instalação) ao cliente final ou através de outras empresas instaladoras ou revendedoras

Técnicos instaladores​

Para assegurar uma instalação de qualidade que potencie e mantenha o bom desempenho das janelas etiquetadas é importante que o técnico instalador tenha competência e experiência adequados.

Ao frequentarem o curso de “Técnicos Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+”, ministrado pela Academia ADENE, estes profissionais complementaram o seu conhecimento ou saber prático com formação técnica mais avançada, preparando-os para uma execução em obra de ainda maior qualidade.

Ao concluírem a formação com sucesso, estes profissionais podem pedir a acreditação formal pela CERTIF – Associação para a Certificação. Se verificarem os requisitos de formação e experiência necessários, passam a constar da lista de instaladores reconhecidos e credenciados.

Pode aceder à lista de instaladores reconhecidos no website da CERTIF.

Se é profissional do setor e pretende saber mais sobre a formação de instaladores ou sobre como obter o reconhecimento CERTIF, consulte a área Participar.

Etiquetas emitidas

Cada produto tem uma etiqueta única, com um código de identificação individual, designado de ID CLASSE+. Ao consultar o ID CLASSE+ da sua janela ou produto, vai ter acesso às suas características técnicas, à empresa que a forneceu e aos profissionais que fizeram a instalação. Para um acesso mais direto pode ainda usar o código QR que consta na etiqueta da sua janela.

Brevemente estará disponível para consulta.

Identificação única CLASSE+​

Nota: a informação disponível através do ID CLASSE+ pode variar em função do momento em que foi emitida a etiqueta e a informação colocada pela empresa emissora aquando da emissão.

Incentivos financeiros

Atualmente existem vários incentivos financeiros, como o Programa Casa Eficiente 2020, o IFRRU 2020 e o Fundo de Eficiência Energética, onde a demonstração do desempenho energético através da etiqueta CLASSE+ é um requisito obrigatório.

A etiqueta CLASSE+ permite assim que os proprietários de imóveis ou promotores de projetos tenham acesso a estes instrumentos, no que diz respeito às intervenções na envolvente envidraçada dos edifícios.

Programa Casa Eficiente 2020

Este programa dirige-se a proprietários de frações de edifícios de habitação e conceder empréstimos, em condições bonificadas, para operações de melhoria do desempenho energético e hídrico dos edifícios.

Entre os requisitos aplicáveis, destacamos a exigência de as janelas a instalar apresentarem classe energética igual ou superior a “B” de acordo com a etiquetagem energética de janelas CLASSE+ e a instalação seja efetuada por um “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” credenciado pela CERTIF.

Assim, para proceder com a candidatura à substituição de janelas é necessário contactar uma empresa aderente CLASSE+ inscrita no diretório de empresas do programa e pedir orçamentos de janelas eficientes com etiqueta CLASSE+ a instalar por profissional credenciado.

Pode saber mais sobre o programa em Casa Eficiente 2020 ou contacte-nos.

Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFFRU 2020)

O IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às do mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.

Para efetivar a candidatura a este instrumento é necessário cumprir requisitos específicos de eficiência energética, conforme “Catálogo de Soluções Técnicas” do programa.

No caso das janela s, é necessário que as mesmas tenham:

  • Etiqueta CLASSE+ com classificação “B” ou superior;
  • Instalação por técnico credenciado pela CERTIF como instalador de janelas eficientes CLASSE+.
 

Para mais informações sobre este instrumento financeiro consulte  o site Portugal Habitação ou contacte-nos.

Fundo de Eficiência Energética (FEE)

O FEE publica periodicamente Avisos para a disponibilização de incentivo a fundo perdido à melhoria da eficiência energética em edifícios, incluindo a substituição de janelas.
O Aviso 25 do FEE (que terminou a 13 de novembro de 2018) disponibilizou um incentivo não reembolsável no valor de 35 a 60% do valor do investimento (limitado a um máximo de 1500€) à substituição de janelas de vidro simples por janelas de classificação “A” ou superior pela etiqueta CLASSE+. O mérito das propostas foi majorado nas situações em que a obra fosse realizada por um “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+” credenciado pela CERTIF.

No futuro estão previstos novos avisos. Saiba mais em www.pnaee.pt

Parceiros

O desenvolvimento sustentável está em grande parte dependente da transição para uma economia de baixo carbono. O desafio é grande, mas existem cada vez mais entidades que se empenham em encontrar soluções, através de ações imediatas que influenciem o aumento da eficiência energética.

Neste contexto, a ADENE criou a Rede de Parceiros CLASSE+, a qual reúne entidades empenhadas em promover a eficiência energética nas suas atividades.

Ao integrar na rede os parceiros estas entidades vão ter um maior envolvimento na promoção da etiquetagem energética de produtos CLASSE+, ao mesmo tempo que são reconhecidas publicamente como agentes ativos na promoção da eficiência energética.

Atualmente com mais de 50 parceiros, a rede é constituída por um leque muito variado de entidades, como gabinetes de arquitetura, agências de energia, municípios, entre muitos outros.

Se a sua organização promove a eficiência energética, participe também. Saiba como aqui.

Etiquetagem Energética CLASSE+