Das inúmeras soluções, as películas de controlo solar foram tema na 9ª edição da Revista Novoperfil. O CLASSE+, enquanto iniciativa da ADENE, que classifica o desempenho energético dos produtos da envolvente dos edifícios, pretende alargar o sistema a outros materiais como as películas solares para janelas.

Num esforço conjunto entre a ADENE, o IteCons e o IST, e em articulação com a EWFA – European Window Film Association, pretende-se promover a literacia no que toca às películas, através de um instrumento que evidencie de forma ágil e simples os benefícios destas soluções aplicáveis em casos de sobreaquecimento de espaços em janelas onde exista grande incidência solar.

A EWFA, com mais de 20 anos de experiência, é a única associação comercial que representa a indústria de películas para vidros no continente europeu. Estes materiais, compostos por uma película de baixa espessura, normalmente de base poliéster, autoadesivas e são aplicados em vão envidraçados de edifícios, sendo o seu principal objetivo a melhoria das propriedades do vidro, sem promover alterações nas janelas ou na estrutura do edifício.

De acordo com esta associação as películas para vidros podem   até 80% da radiação solar, produzindo poupanças de energia significativas dos sistemas de arrefecimento ou, como alternativa, reduzir a perda de calor do edifício através do sistema envidraçado. Sendo também importante sensibilizar o mercado para as diferentes soluções de películas existentes. 

Neste âmbito, é igualmente abordado o conceito de películas estáticas e dinâmicas no artigo de opinião elaborado pelo CERIS, DECivil, Instituto Superior Técnico e pela Universidade de Lisboa. onde são apresentadas as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma das soluções de películas para melhoria do desempenho de envidraçados de edifícios.

Consulte a a 9ª edição da Revista da envolvente do edifício Novoperfil em: https://www.novoperfil.pt/Flipbooks/BJ/9/